Os cinco anos de criação do Comando Ambiental da Brigada Militar foram comemorados com o plantio de árvores nativas por quatro ex-comandantes da corporação. A atividade foi realizada nesta quinta-feira na sede do comando, no bairro Partenon, em Porto Alegre. Também foram lançados uma revista comemorativa à data e um vídeo institucional.
O trabalho da polícia ambiental da Brigada Militar começou em 1989, com o Grupamento Florestal. Depois, vieram as Patrulhas Ambientais e o Esquadrão Ambiental, em 1993, até a transformação em Batalhão de Polícia Ambiental, em 1998. Em 2005, a estrutura foi reorganizada, passando a existir o Comando Ambiental da BM em Porto Alegre, com batalhões em três cidades: Xangri-lá, Santa Maria e Passo Fundo.
"Os policiais militares que atuam nessa área são especializados no atendimento de episódios que envolvam a degradação dos recursos naturais e de atividades que causem poluição prejudicial à saúde e ao bem-estar da população", diz o comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini, destacando que maus-tratos a animais também são atendidos pelas guarnições.
(JC-RS, 16/07/2010)