O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) entregou ontem à tarde, em cerimônia na sede da instituição, sua mais importante honraria. A Comenda do Comando Ambiental é a expressão do reconhecimento às pessoas e entidades - civis e militares - pela relevante colaboração às atividades de preservação ambiental.
A solenidade aconteceu durante a celebração do quinto aniversário do CABM e dos 21 anos de atividades de Polícia ostensiva de proteção ambiental da Brigada Militar. O presidente do Grupo Record RS, Natal Furucho, foi um dos homenageados.
Para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, "preservar o ambiente é preservar a vida", comparou. Lopes acredita que as pessoas comprometidas com a causa ambiental devem ser homenageadas para que sirvam de exemplo as outras pessoas por suas ações.
Conforme o comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini, a atividade de preservação do meio ambiente, agregada já faz 21 anos ao trabalho da Polícia Militar, é encarada hoje como um serviço indispensável à sociedade. "Atualmente, conquistamos mais estrutura material e humana, pois há percepção do Comando-Geral sobre a importância do nosso trabalho", disse.
Agostini destacou a abrangência do serviço prestado pelo CABM. "Além do combate ao crime, o comando também acumula as atividades administrativas e civis sobre a constatação e o encaminhamento para reparação dos danos", enumerou. O chefe do CABM comemorou a revitalização das atividades de Educação Ambiental pelo comando. "Este ano teremos a realização de 25 cursos sobre diversos temas relacionados ao nosso trabalho, para formação e capacitação de 1.050 brigadianos", anunciou.
Após receber a honraria, o presidente do Grupo Record RS, Natal Furucho, foi convidado a falar: "Em 1970, o líder da China, Deng Xiao Ping, determinou que o país perseguiria a riqueza a todo custo, mesmo sobre o sacrifício do meio ambiente. A China tornou-se a segunda maior nação do mundo", lembrou Furucho. "Porém, hoje, enfrenta a iminência de catástrofes ambientais", ressalvou.
Para Furucho, mais positivo é o exemplo do Brasil, onde há atenção com a sustentabilidade ambiental - como a prestada pelo CABM. "Temos que desenvolver nosso Estado, mas sempre observando o cuidado com o meio ambiente", concluiu o presidente do Grupo Record RS.
Na continuação, os ex-comandantes do CABM, também homenageados com a comenda, plantaram árvores nativas no pátio do quartel.
(Correio do Povo, 16/07/2010)