O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, visitou, na última semana, o município do Chuí. A visita teve como principal objetivo a apresentação do projeto Árvore é vida, assim como a assinatura do protocolo de intenções para o município aderir ao programa.
Contudo, na ocasião, o secretário, juntamente com uma equipe do município, aproveitou para fazer vistorias no Arroio Chuí, que vem sendo prejudicado pelas fortes chuvas. Como o arroio apresenta sinuosidade acentuada, com as chuvas ocorre o assoreamento e, consequentemente acúmulo de areia em seu leito.
Desta maneira, a cada período de chuva o leito se expande e reduz a profudidade, causando alagamentos na região. Este fato preocupa a população do Chuí, que reside nas proximidades, uma vez que o arroio serve para coleta de água pluvial de grande parte da zona central do município.
Com a implantação do projeto Árvore é Vida essa realidade pode mudar bastante. No município, o projeto vai ajudar a recuperar o arroio, através do plantio de árvores nativas nas margens e, nos locais onde ocorre o assoreamento. “Com esse tipo de plantio, o processo de erosão seria amenizado e ajudaria a fixação do leito do arroio, minimizando também o assoreamento de suas margens”, explica o engenheiro civil da Prefeitura do Chuí, Antônio Silva Nora.
O Árvore é Vida foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pelo Estado, por meio da Sema. O programa visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado e tem como meta o plantio de dois milhões de mudas até dezembro deste ano.
(Sema, 14/07/2010)