Secretário-Geral da ONU diz que o cumprimento das promessas sobre o clima é essencial já que os investimentos no setor podem significar um futuro mais seguro, limpo e próspero; ele participou de encontro do Grupo Consultivo sobre Financiamento em Alterações Climáticas.
Quanto mais o mundo demora para cumprir as promessas sobre o clima, mais vai pagar em oportunidades perdidas, recursos e vidas.
Esse foi o alerta do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na terça-feira, após encontro em Nova York do seu Grupo Consultivo sobre Financiamento em Alterações Climáticas.
Riscos
Em entrevista a jornalistas, Ban falou sobre os riscos apresentados pela falta de ação sobre as mudanças do clima.
Segundo o Secretário-Geral, o Grupo Consultivo, criado em fevereiro, busca identificar recursos financeiros economicamente possíveis e politicamente viáveis.
Ele ressaltou que esse tipo de ação é um investimento num futuro mais seguro, limpo e próspero para todos e disse que o cumprimento das promessas é essencial.
Relatório
O Grupo Consultivo deve entregar relatório final a Ban Ki-moon antes da próxima conferência das partes sobre a Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, no México, no final do ano.
O Acordo de Copenhague, alcançado em dezembro do ano passado, pretende promover ação imediata e liderar negociações a longo prazo, com aumento do apoio aos países em desenvolvimento para mitigação e adaptação.
(Por Daniela Traldi, Rádio ONU, Envolverde, 15/07/2010)