A britânica BP obteve sucesso na operação desta segunda-feira (12) para colocar um novo funil sobre o vazamento de petróleo no fundo do mar no Golfo do México. Com isso, a empresa espera conseguir a captura de todo o óleo que escapa do local.
Transmitidas pelo site da BP, imagens mostram o funil, batizado de "Top Hat 10", sendo posicionado sobre o foco do vazamento. A BP realiza a partir desta terça-feira (13) uma bateria de testes, que pode levar até dois dias.
A operação, realizada por robôs submarinos a cerca de 1.500 metros de profundidade, teve início no sábado (10), com a retirada do antigo funil sobre o ponto do vazamento.
A petroleira britânica aproveitou a calma meteorológica em plena temporada de furacões no Atlântico para instalar o novo funil, que pretende capturar a totalidade do petróleo que escapa.
Ampliação
Segundo a BP, o novo dispositivo e a chegada de um terceiro navio ao local, o Helix Producer, elevará a capacidade de recuperação do petróleo para 80 mil barris diários.
O antigo funil recuperava 25 mil barris de petróleo em média por dia, dos 35 a 60 mil que escapam do poço da plataforma.
O novo sistema também pode ser desconectado e reconectado mais facilmente, para o caso de furacão.
O funil é uma solução temporária para o devastador derramamento de petróleo que atinge o Golfo do México, após a explosão e o posterior naufrágio da plataforma Deepwater-Horizon, há cerca de três meses.
A BP informou na quinta-feira passada que os poços paralelos que estão sendo perfurados para deter definitivamente o vazamento poderão entrar em funcionamento no final de julho, apesar de o período mais provável ser meados de agosto.
O maior desastre ecológico da história dos Estados Unidos foi deflagrado no dia 20 de abril, quando a plataforma Deepwater Horizon explodiu, para afundar dois dias depois.
(Folha Online, 13/07/2010)