O programa anual de recolhimento das embalagens vazias tríplice lavadas de agrotóxicos do setor fumageiro inicia nova etapa de trabalho. Ela vai beneficiar 56 comunidades da região central do Estado. A iniciativa única, realizada anualmente no setor fumageiro pela Afubra e Sinditabaco.
Santa Cruz do Sul será o primeiro município, cuja coleta se inicia no dia 7 de junho. Na seqüência, o programa vai atingir os outros 55 municípios inseridos no cronograma de coleta da região centro, dentre eles Cachoeira do Sul. A conclusão dessa etapa está prevista para 3 de setembro.
Implementado há mais de dez anos, a campanha de recolhimento atinge, anualmente, as regiões fumageiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quando a coleta chega no último ponto, a tarefa se reinicia automaticamente. Com isso, os fumicultores têm a oportunidade de descartar, a cada ano, as embalagens armazenadas em sua propriedade.
O recolhimento, introduzido de forma pioneira pelo setor fumageiro, segue os preceitos do artigo 53, do Decreto-Lei 4.074, de 4 de janeiro de 2002, que exige dos fabricantes, revendedores e consumidores destino seguro às embalagens vazias. Com isso, o programa oportuniza aos produtores de tabaco o privilégio de descartar os recipientes em pontos próximos de suas propriedades. Além dos vazilhames tríplice lavados, a coleta atinge também as embalagens flexíveis.O recebimento das embalagens segue cronograma previamente agendado, com suporte de cartazes, afixados em pontos referenciais das comunidades, que indicam os pontos de coleta, bem como a entrega de convite para cada produtor integrado ao sistema de produção de tabaco. Os avisos lembram a passagem do caminhão na data e no horário determinado, quando uma equipe especializada executa o recolhimento das embalagens. O material é encaminhado a depósitos devidamente autorizados por órgãos ambientais, onde são submetidos à reciclagem.
(Rádio Fandango, 12/07/2010)