A Secretaria Estadual do Meio Ambiente espera plantar 2 milhões de árvores até dezembro de 2010, através do projeto Árvore é Vida. A ação visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado.
O projeto foi idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pelo governo do Estado, por meio da Sema, que doa as mudas através de convênios firmados com associações de municípios.
Mata ciliar
Também conhecida por mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária, a mata ciliar funciona como um filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d´água, sendo, portanto, fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A manutenção da mata de galeria protege contra a erosão das ribanceiras e o consequente assoreamento dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas.
Apesar de serem protegidas por lei, as matas ciliares não foram poupadas da degradação ao longo dos anos e a sua importância na conservação da biodiversidade pede ações que busquem reverter a atual situação, como o projeto Árvore é Vida, previsto inicialmente para plantar um milhão de árvores até abril de 2010, mas que extrapolou a previsão inicial.
(Jornal VS, 12/07/2010)