O cigarro foi considerado por muito tempo como símbolo de status. Hoje em dia, porém, sabe-se que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde, inclusive dos nossos ‘fiéis amigos caninos’.
Os cachorros que vivem com fumantes têm muito mais chances de contrair câncer pulmonar, e este risco é ainda maior para os cães com focinho chato ou médio, pois as substâncias cancerígenas tendem a ficar grudadas nos seus condutos nasais.
O câncer pulmonar em cães é uma doença altamente fatal. A quantidade de cigarros fumados diariamente é proporcional ao risco do cão manifestar a doença. Isso quer dizer que, se uma pessoa fuma de 1 a 9 cigarros por dia próximo do cão, ele tem 5 vezes mais chance de ter câncer.
O fumo é responsável por 90% das doenças crônicas nos cachorros. O risco é maior se o cão conviver com fumantes por cinco ou mais anos ou se há mais de um fumante no lugar.
Como se não bastasse, em cachorros gestantes, a ingestão das toxinas do cigarro poderá ocasionar partos prematuros e nascimento de cães com peso muito abaixo do normal.
(Por Eduardo Freire, Agência Portal da Cinofilia / São Paulo-SP, 10/07/2010)