O candidato da coligação Juntos pelo Rio Grande, José Fogaça (PMDB), disse ontem, em Charqueadas, que é preciso firmar uma parceria entre os governos federal, estadual e instituições privadas para garantir a retomada das obras da Usina Termelétrica Jacuí I, que estão paralisadas há mais 20 anos.
"É preciso articulação e vontade política para fazer acontecer. Essa usina é importante, pois atende à vocação econômica da região, que tem conhecimento e mão-de-obra qualificada", avaliou Fogaça, que classifica a conclusão da usina como reivindicação prioritária da Região Carbonifera.
Acompanhado do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), vice da sua chapa, Fogaça também participou de carreata no município de São Jerônimo. Os candidatos circularem pelas ruas da cidades à bordo de um veículo Ford 1929, com capota aberta. O peemedebista ainda comandou reuniões políticas em General Câmara e Eldorado do Sul. Ele defendeu a redução das tarifas de pedágio a partir da alteração do atual modelo de concessão. "Quem vai de General Câmara para a Capital deixa 60% do valor do combustível nesses postos", disse Fogaça.
(Correio do Povo, 10/07/2010)