O Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (GEAD) sobre Ações Ambientais, do Fórum Democrático, reuniu-se nesta sexta-feira (9) para discutir estratégias de ações na área da saúde ambiental. O representante da ONG Instituto Saberes e Cuidados Ambientais (Isca), Delmar Sittoni, apresentou as propostas que serão encaminhadas com o objetivo de formular um Programa Estadual de Saúde Ambiental. Entre as propostas está a criação do Prêmio Saúde Ambiental RS.
O GEAD já debateu alterações na Lei 11.730, de janeiro de 2002, que dispõe sobre a educação ambiental no RS. Nela, foram concluídas propostas de alteração do estudo prévio realizado pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, para atualização da legislação. Nos próximos encontros, o grupo tratará dos temas Recursos Hídricos e Bioma Pampa.
Prioridade
“É preciso mobilizar a sociedade para que pressione os governos no sentido de tornar a pauta da saúde ambiental prioridade na agenda dos governos”, sintetizou Lélio Falcão, da Força Sindical, coordenador de trabalho do Grupo.
Participaram integrantes da ONG Associação ITAI/Caimãn; do Centro Nacional de Tecnologias Limpas; dos Coredes Vale do Taquari e Vale do Sinos; do Centro Universitário Metodista do IPA; da Associação Patrulheiros Ecológicos São Francisco de Assis; e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
(Agência de Notícias AL/RS, 09/07/2010)