O Santander Cultural foi palco do encontro Qualificação de Áreas Urbanas. Promovido em parceria com o Instituto Cervantes, o evento reuniu lideranças para debater de que forma os projetos devem ser desenvolvidos em Porto Alegre para proporcionar melhorias e revitalização, principalmente na área central. Durante o encontro, o arquiteto espanhol Fermín Vázquez apresentou projetos executados na Espanha e exemplos de obras em cidades como Madri e Barcelona.
"Na Espanha, conseguimos transformar o medieval em algo romântico", exemplificou. Os trabalhos apresentados no evento também estão em exibição na exposição "Madrid 100% Arquitectura", inaugurada ontem no Instituto Cervantes (localizado na rua João Caetano, 285).
No encontro, também foram debatidas formas de desenvolver programas com a utilização de profissionais de segmentos variados, como arquitetura e urbanismo, artes plásticas e audiovisual. Conforme a coordenadora-geral do Santander Cultural, Maria Bastos, o objetivo foi desenvolver o segmento de economia criativa em Porto Alegre.
"Dentro dessa proposta, projetos de revitalização se enquadram muito bem, principalmente programas voltados à arquitetura e ao urbanismo", frisou. Maria salientou que a Capital será palco de vários projetos no setor. "Estamos atuando como agentes de desenvolvimento. Existe a necessidade de articular ações que deem o impulso necessário para o município promover programas e, dessa forma, que se faça reflexão para que surjam iniciativas", disse.
Outro participante do evento, o professor da Ufrgs Carlos Eduardo Dias Comas, salientou que a Capital precisará inserir mais a arquitetura nos seus projetos de revitalização. "Existe uma grande demanda que precisa ser de qualidade. Temos muitos espaços que apresentam potencial para serem qualificados", disse. A professora da UniRitter Marta Peixoto e o coordenador de Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Luiz Antônio Custódio, também estiveram no evento.
(Correio do Povo, 09/07/2010)