Uma união formalizada ontem pretende aumentar a prevenção a desastres urbanos causados por fenômenos naturais, no Estado. A parceria é entre a Brigada Militar, por meio do Corpo de Bombeiros, Batalhão Abiental e Batalhão Aéreo, e o Centro Estadual de Ensino e Pesquisa em Desastres (Ceped/RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Uma das primeiras medidas que serão adotadas é a realização de um levantamento de dados que mapeará as áreas onde há maior risco de danos provocados por enchentes, vendavais, deslizamentos, inundações, ciclones, incêndios, entre outros fenômenos naturais. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Altair Cunha, informa que os batalhões se organizarão para melhorar o sistema de coleta de dados, partindo num segundo momento para estudos mais avançados e implementação de ações.
– Com essa união, saberemos com alguma precisão e antecedência se irão ocorrer catástrofes ambientais – diz Cunha, que mobilizará 2,9 mil servidores em todo o Estado para atuar nas ações conjuntas.
Centro é o segundo montado no Brasil
Formado por uma equipe multidisciplinar, o Ceped/RS é uma iniciativa que partiu do primeiro Plano Nacional de Defesa Civil, cujo objetivo era aumentar as parcerias com o meio acadêmico em geral.
De acordo com o professor Luiz Carlos da Silva Pinto Filho, que preside a Comissão de Implantação, mais de 30 pesquisadores trabalham no projeto para tentar minimizar os efeitos de tragédias, como o deslizamento de morros ocorrido ano passado, em Santa Catarina, e o de Angra dos Reis, na virada deste ano. Trata-se do segundo centro do tipo no Brasil. O primeiro está instalado em Santa Catarina.
(Zero Hora, 09/07/2010)