Segunda parte da pista que circunda a ERS-149 está em fase de construção
Até o final de novembro, a comunidade de Faxinal do Soturno deve ganhar um espaço maior para pedalar em segurança. Esta é a previsão para a inauguração da segunda parte da ciclovia na estrada que liga Faxinal a São João do Polêsine (ERS-149), no acesso ao município. Uma vistoria foi feita nos últimos dias para verificar o cronograma da obra.
A ciclovia terá uma extensão de 1,2 quilômetro. Segundo o secretário de Obras Públicas e Trânsito, Oclides Benetti, 30% dos primeiros 450 metros, o trecho mais adiantado, já foram executados. A colocação do piso e do canteiro está em andamento e uma delimitação da pista com cordões de concreto também está prevista. Essa parte deve estar pronta em 60 dias.
Nos 750 metros seguintes, além do canteiro, será instalado um parapeito. Por enquanto, já foram concluídas a colocação de tubulação nova e o aterramento desse trecho.
– A obra está andando de acordo com o que planejamos. Para garantir maior segurança a motoristas e pedestres, estamos reforçando a sinalização quando há máquinas na pista – afirma Benetti.
O projeto em andamento dá continuidade aos primeiros 700 metros da ciclovia inaugurados em 2007. A medida pretende evitar acidentes no trecho da ERS-149 que serve como acesso também a outras cidades da Quarta Colônia.
Outra novidade é que o canteiro da ciclovia vai ganhar um colorido especial. Alunos atendidos pelo Horto Municipal vão plantar flores para dar o acabamento. O projeto oferece um espaço para crianças e adolescentes participarem de atividades de horta e paisagismo supervisionadas por professores. As ações são feitas em turnos inversos às aulas dos jovens.
A obra da ciclovia está orçada em R$ 97,5 mil do Ministério das Cidades. O município entra com uma contrapartida de R$ 26,1 mil.
(Por Vinicius Dias, Diário de Santa Maria, 09/07/2010)