A superaranha aí em cima e a revisteira cheia de charme aí embaixo são obras da ONG Associação dos Recicladores de Viamão (ARV), cidade da região metropolitana de Porto Alegre.
Fundada em 2005, a ARV resolveu fazer mais do que realizar bem o seu trabalho como congregadora dos catadores. A ONG investe em educação ambiental e cultural a partir da atividade de seus associados.
Joaquim Reis, artesão e presidente da associação, afirma que, além de fabricar as peças, é preciso compartilhar o conhecimento a respeito da reciclagem, agregando valor ao que normalmente é descartado. Assim, segundo ele, se estará passando adiante a conscientização ambiental, possível e visível na proposta de reutilização de pneus, por exemplo.
Ao apostar no passo seguinte ao trabalho do catador (produzir objetos e até obras de arte a partir do lixo), a ARV também proporciona uma valorização desta atividade, dificilmente vista com algum glamour pela sociedade.
- Inclusão Digital e Tecnológica: cursos, palestras e fomento da utilização de software livre
- Arte com Sucata: arte e conscientização ambiental transdisciplinar pela revalorização e uso de resíduos recicláveis
- Interesse Solidário: formado dentro da proposta de economia solidária, produz artesanatos e integra as mulheres em grupo de produção em costura, customização, pintura, crochê, tricô, etc.
- Cooperativa: formada pelos catadores que integram a associação. Trabalha com 23 pessoas que reciclam cerca de 150 quilos por dia.
A cooperativa
As 64 famílias associadas, compostas por catadores, artesãos, educadores ambientais e voluntários são divididas em quatro os grupos de trabalho (ao lado)
(O Pioneiro, 08/07/2010)