O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a Licença Prévia (LP) para a implantação do Sistema de Escoamento Dutoviário de Etanol – que irá transportar álcool das regiões produtoras do Centro-Oeste, de Minas Gerais e São Paulo até a região dos grandes consumidores.
A licença concedida ontem (6) pelo Ibama abrange o trecho que começa em Uberaba (MG), passa por 33 municípios paulistas, e vai até o Vale do Paraíba, onde se conectará a dutos já existentes, para abastecer a região metropolitana de São Paulo, o litoral paulista e o Rio de Janeiro.
As empresas que construirão o duto terão que cumprir exigências ambientais para obterem a Licença de Instalação, que possibilita o começo das obras, previstas para este ano. A meta das empresas é que a operação comercial do duto comece em 2011.
A obra terá a extensão de 542 quilômetros em seu primeiro trecho e capacidade para transportar até 12,9 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. A estimativa é de geração de 2,4 mil empregos diretos e 9 mil indiretos durante as obras.
O projeto é da empresa PMCC Projetos de Transporte de Álcool S.A, uma parceria entre a Petrobras, Mitsui&Co.Ltda e Camargo Corrêa S/A.
(Agência Brasil, 07/07/2010)