O avião "Solar Impulsione", que quer se transformar na primeira aeronave a voar durante uma noite inteira impulsionada só por energia solar, prossegue nesta quarta (7) seu voo e conta com previsões meteorológicas "ideais".
A partir das 19h local (14h, Brasília), e após mais de 12 horas no ar, está previsto que o promotor do projeto, Bertrand Piccard, decida se o avião pode completar seu plano e seguir voando toda a noite.
"Este voo é crucial para a credibilidade do projeto, que é demonstrar que o avião pode voar dia e noite sem carburante", explicou Piccard, que lembrou que se trata de um desafio "jamais tentado".
O desafio do "Solar Impulsione" é manter-se no ar toda a noite graças à energia solar armazenada durante o voo de dia, o que faz com que a trajetória seja escolhida em função das condições climáticas.
A melhor marca do "Solar Impulsione", com a qual Piccard planeja dar a volta ao mundo em 2013, aconteceu no dia 7 de abril, quando ele voou durante uma hora e meia.
A meta final de Piccard consiste em que o protótipo, com um custo de 70 milhões de euros, de a volta ao mundo com cinco escalas em cinco dias dentro de três anos.
Este projeto, que requer cinco anos de trabalho, entre simulações e sua construção, procura demonstrar o potencial das energias renováveis e promover sua utilização e a economia de energia que pode ser conseguida graças às novas tecnologias.
Piccard, um aventureiro de pouco mais de 50 anos e neto do inventor do batiscafo, Auguste Piccard, se transformou em 1999 no primeiro homem a dar a volta ao mundo sem escalas.
(Folha Online, 07/07/2010)