Após quase um ano, poucos avanços ocorreram em relação ao Plano Diretor Cicloviário em Porto Alegre. O projeto, aprovado pelos vereadores e sancionado pelo Executivo, prevê a instalação de uma rede de 495 quilômetros de vias para utilização pelos ciclistas.
Até agora foram finalizados 7,3 quilômetros de ciclovias, segundo a EPTC, responsável por gerenciar o plano.
Na estrada João de Oliveira Remião, na área industrial do bairro Restinga, 3,2 quilômetros foram concluídos. A previsão é terminar o 1,4 quilômetro restante até outubro. O espaço é alternativa de transporte para os trabalhadores.
Na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, 1,5 quilômetro está pronto, e o trecho será ampliado em mais 600 metros até o final do ano. Foi construído 1,2 quilômetro de ciclovia em Ipanema, junto ao calçadão. Nesses dois pontos, a estrutura é usada para o lazer, especialmente nos finais de semana.
De acordo com o diretor de Trânsito da EPTC, Vanderlei Capellari, o plano foi uma vitória para a Capital. "O Plano Diretor Cicloviário mostrou que Porto Alegre tem condições de criar uma rede de ciclovias não apenas para o lazer, mas para que a bicicleta seja usada como meio de transporte", afirmou Capellari.
Para 2011, está em estudo a possibilidade de construção de trechos de ciclovias na avenida Ipiranga, que deverão totalizar 6,6 quilômetros de extensão, e um trecho na avenida Sertório, com 7,8 quilômetros. As duas obras dependem da formulação dos projetos técnicos e da captação de financiamento.
(Correio do Povo, 07/07/2010)