Órgãos de governo, moradores e sociedade civil atuam em ação de governança na reinserção e na futura transferência das famílias da Vila Chocolatão. A Rede de Sustentabilidade da Vila Chocolatão está realizando uma série de encontros semanais com objetivo de envolver todas as instâncias dos governos e da comunidade, no sentido de garantir a transversalidade das ações desenvolvidas conjuntamente com os moradores. chocolatao.pdf
Na tarde de hoje, 6, no Galpão Crioulo do DMLU, com a presença de uma representação das famílias e de diversos órgãos dos governos aconteceu o 1º Encontro Sobre os Desafios Para Reinserção e Transição, aberto para toda a comunidade da Vila. O encontro foi coordenado pela agente de governança Vânia Gonçalves de Souza e contou com as presenças de representantes da Fasc, Demhab, DMLU, secretarias municipais de Saúde, Educação, Governança Local e da Juventude, IBGE, TRF, Ufrgs e Receita Federal.
A transferência dos alunos para escola na proximidade do novo endereço, e a boa notícia que haverá uma creche no loteamento, juntamente com a capacitação profissional via Projovem foram os temas abordados. O gerente de projetos da Secretaria da Juventude, Marcos Bonorino, disponibilizou vagas nos cursos aos moradores nas áreas de administração, alimentação, comércio, telemarketing, entre outros.
A integração dos representantes da Fasc, Smed e Saúde com os servidores que prestam atendimentos nas regiões Centro, Leste e Nordeste já está sendo realizada com o objetivo de gerar a troca de experiências e conhecimento da comunidade, no processo de transferência dos moradores.
O destaque do encontro foi a apresentação do Projeto Amigos da Bola, desenvolvido pela prefeitura com crianças e adolescentes da Vila Chocolatão. Dez adolescentes participantes do projeto foram agraciados com duas bolas de futebol, entregue pelo coordenador do Projeto Gol Solidário, Márcio José Machado de Castro, também desenvolvido em ação integrada da prefeitura na Ilha da Pintada. As bolas foram doadas pelos Irmãos Maristas da Região das Ilhas de Porto Alegre.
A ação da Rede de Sustentabilidade da Vila Chocolatão prevê a execução de trabalho social com o objetivo de preparar a comunidade para a nova realidade. Entre os objetivos destacam-se o ensino de noções de educação sanitária e ambiental para que as pessoas preservem seu novo local de moradia, e a capacitação dos moradores em cursos destinados à geração de trabalho e renda, pois a maioria da população da vila trabalha com a catação de resíduos recicláveis. As reuniões semanais são realizadas às terças-feiras às 14h30, no Galpão Crioulo do DMLU, no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho.
(Prefeitura de Porto Alegre, 06/07/2010)