Os eurodeputados franceses José Bové e Sandrine Bélier (Os Verdes) pediram hoje a suspensão de novas autorizações de organismos geneticamente modificados na União Europeia, até que haja métodos científicos apropriados para examinar seus riscos.
Em entrevista coletiva, os eurodeputados apresentaram um estudo de uma ONG que considera insuficientes as avaliações feitas sobre os expedientes de transgênicos na UE - prévias a sua aprovação -, por isso que esses exames deveriam ser mais firmes.
Diante dessas conclusões, Bové solicitou ao comissário da Saúde europeu, John Dalli, que "suspenda todas as autorizações de organismos geneticamente modificados" que neste momento está pendente, até que haja análises de riscos apropriados.
Os eurodeputados divulgaram o relatório, coincidindo com a preparação por parte da Comissão Europeia (CE) de uma proposta, que deverá ser aprovado na próxima semana, para modificar os procedimentos de aceitação dos transgênicos.
Bruxelas quer dar maior liberdade aos países para que vetem o cultivo de transgênicos em seus territórios.
Os eurodeputados assinalaram que a CE deve impor regras ainda mais restritivas aos transgênicos e desacelerar sua aprovação, pois defendem que o projeto de Bruxelas não vai eliminar a incerteza sobre esses produtos.
(Efe, Folha.com, 06/07/2010)