Ainda nesta semana o Parlamento Europeu deve votar novas regulamentações que prometem acabar com a importação de madeira obtida por desmatamento ilegal de florestas tropicais.
Nesta terça-feira (7) acontecerão os debates e a votação deve ser realizada amanhã. Se aprovadas, as novas regras terão ainda que receber o aval do Conselho Europeu.
O objetivo da medida é dar fim à indústria do desmatamento em países como o Brasil e Indonésia, que destroem suas florestas para vender madeira para empresas européias. Segundo a WWF, com dados de 2006, cerca de 20% da madeira importada pela Europa tem origem ilegal. Trata-se de um comércio avaliado em quase dois bilhões de reais por ano.
“O desmatamento contribui para as mudanças climáticas, prejudica a biodiversidade e tem impactos no modo de vida e na economia de países em desenvolvimento. Nós precisamos agir para fazer o que está ao nosso alcance para detê-lo”, afirmou Caroline Spelman, secretária do Conselho Europeu.
Se aprovada, a nova legislação deve entrar em vigor somente em 2012, já que os países membros teriam dois anos para se adaptar às regras.
(Carbono Brasil, 06/07/2010)