Uma equipe do Governo do Estado, que integrou missão empresarial coordenada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), retorna do Reino Unido, no próximo domingo (4), trazendo na bagagem uma ampla visão do setor de óleo e gás. A experiência foi obtida na Missão Petróleo e Gás Mar do Norte, onde foram realizados encontros e reuniões nas cidades de Aberdeen (Escócia) e Newcastle (Inglaterra), cujo objetivo foi obter cultura e conhecimento, além de aproximar empresas gaúchas e europeias.
Formado por integrantes das secretarias do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), Planejamento e Gestão (Seplag), Infra-Estrutura e Logística (Seinfra), Ciência e Tecnologia (SCT) e Caixa-RS, o grupo, ligado ao Executivo, desenvolveu um trabalho no sentido de apresentar oportunidades de negócios no Rio Grande do Sul, com ênfase no polo naval. Em paralelo aconteceram rodadas de negócio entre as empresas gaúchas e locais. "O destaque na oportunidade foi termos recebido a confirmação da instalação de uma indústria química na área de fertilizantes do Reino Unido no Estado", afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode.
Já a Fiergs e a NOF Energy, instituição britânica para o desenvolvimento comercial dos setores de petróleo, gás, energia nuclear e eólica, assinaram em Newcastle, na Inglaterra, um memorando de entendimentos. "Esta parceria é uma forma de aproximar segmentos interessados na indústria de petróleo e uma boa experiência, que ajuda a preparar empresas gaúchas para este desafio", observou o presidente da entidade, Paulo Tigre.
Também integraram a missão os prefeitos gaúchos, além de representantes de estatais federais, e empresários, totalizando 36 participantes.
(Governo do RS, 05/07/2010)