Uma mudança no método de calcular os créditos de carbono para hidrofluorcarbonos (HFCs) sugerida pelo painel das Nações Unidas para metodologias do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pode resultar na perda de metade créditos da Índia válidos até 2012.
Segundo o Painel, muitas companhias indianas estão produzindo uma quantidade anormal de HFC, algumas inclusive além do que seria tecnicamente viável pelos processos que realizam. Assim, existe a suspeita de que essas empresas estejam produzindo HFC deliberadamente para ganharem créditos.
Além de uma investigação estar em andamento, o Painel sugeriu mudanças na contagem dos créditos, com uma redução de ate 50% nas medições.
Uma coalizão de grupos ambientais reunidos sob a CDM Watch (Observadores do MDL) apresentou um requerimento à ONU pedindo rigor nas punições para as empresas que estejam aumentando suas emissões para lucrar com o mecanismo.
As Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) pela destruição dos HFCs representam mais de 80% dos créditos emitidos sob o MDL na Índia. Cada tonelada de HFC equivale a 11700 créditos.
(Carbono Brasil, 05/07/2010)