O PT apresentou voto em separadoEspécie de manifestação alternativa ao voto do relator em uma comissão, podendo ser apresentado por qualquer dos demais integrantes. ao parecer do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre a proposta de mudança do Código Florestal. O deputado Assis do Couto (PT-PR), que apresentou o voto de seu partido durante a reunião da comissão especial que discute o texto, afirmou que o diretório nacional do PT tem uma resolução contrária a qualquer alteração do Código Florestal.
A reunião já foi encerrada, e o presidente da comissão, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), convocou a comissão para votar amanhã, às 9 horas, o texto do relator.
Embora o diretório do PT seja contra mudanças, Assis do Couto disse que ele e os deputados Anselmo de Jesus (RO) e Leonardo Monteiro (MG) apoiam a discussão do tema. O parlamentar afirmou que discutiu o assunto com as bases e com a Contag para alicerçar sua posição. Disse também que acredita que o debate do código não pode ser feito unicamente do ponto de vista da floresta e acredita que a radicalização das posições não favorece uma boa solução.
O parlamentar ressaltou ainda que deve haver um fundo público para pagar pelos serviços ambientais, para que quem preserve tenha uma contrapartida. Ele declarou também que não vai defender que se pague serviços ambientais para quem tem terras na Amazônia das quais não se sabe a origem ou mesmo para pessoas que não vivem da terra.
(Agência Câmara, 05/07/2010)