A Fundação Estadual de Proteção Ambiental - Fepam, através do projeto de cooperação entre os governos do Rio Grande do Sul e da França, traz ao Estado especialistas franceses que desenvolvem, em parceria com técnicos gaúchos, o Plano Ar, Clima e Energia - PACE, empreendimento que visa a integração da gestão da energia e da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O objetivo desta missão, que permanecerá de cinco a 19 de julho, é ampliar e aprofundar os diferentes temas registrados e avaliados nesta fase de diagnóstico, iniciada em março de 2010.
Os especialistas franceses, juntamente com os técnicos da Fepam e outros atores envolvidos, tais como Fiergs, Corsan, Detran, entre outros, participarão na Capital de diversos fóruns programados para tratar sobre as questões ambientais ligadas diretamente aos segmentos citados. A meta é apresentar até o mês de setembro o relatório final que apontará as diretrizes a serem adotadas pelo Estado, através da Fepam, nas políticas referentes à gestão da qualidade do ar, mudanças climáticas e emissões de GEE.
Constituem a equipe técnica francesa a Engenheira Química e Ambiental, Marion Thill, que é Consultora Especialista , e também Diretora de Qualidade do PACE, bem como Diretora do Burô de Estudo da Enviroconsult, em Lyon; Eglantine Gavoty, Engenheira Agrônoma, especialista em Gestão da Água e do Meio Ambiente, e também em Vulnerabilidade do Território às Mudanças Climáticas do PACE; Aléxis Goybet, engenheiro, responsável pela atividade Carbono da Voltalia ¿ Avaliação do projeto MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo; e Laurent Vassalo, Engenheiro de Direito Ambiental, Urbanismo e Planejamento, com Doutorado e Desenvolvimento Sustentável. É também consultor do Bilan Carbone do PACE.
(Fepam, 02/07/2010)