O Itapema Mais Ativa, da Secretaria Municipal de Saúde, continua implementando ações que buscam o bem estar e a manutenção da saúde da população da cidade. Um exemplo é o programa anti-tabagismo oferecido pela Secretaria, que agora vai fiscalizar o cumprimento da lei municipal que estabelece ambientes livres de cigarro na cidade.
De acordo com o coordenador do programa Itapema Mais Ativa, Júlio Marchi, garantir além do tratamento, o cumprimento da lei, é a prioridade do programa. "Temos que garantir a saúde dos cidadãos, mas também dos trabalhadores dos estabelecimentos, como os garçons", afirma o coordenador.
A fiscalização, que será feita pela Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde, deve começar nas próximas semanas, em parceria com as entidades comerciais da cidade, e inclui a conscientização dos empresários e a afixação de adesivos sobre a lei municipal 2772/09, que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo.
O Serviço de Abordagem e Tratamento de Tabagismo, do Programa Itapema Mais Saudável, oferece tratamento médico e psicológico para fumantes que desejam abandonar a dependência. Os interessados devem ligar para o telefone 3368-2855 ou procurar diretamente o Centro de Referencia Especializada (Ceres), no Centro.
Segundo Júlio, mais de 140 pessoas já passaram pelo projeto, e outras 100 ainda estão na fila de espera, que deve ampliar sua capacidade de atendimento nos próximos meses. Quem se inscreve no programa passa por entrevistas e consultas com médicos, psicólogos e enfermeiros, e quando necessário, recebem gratuitamente os remédios necessários para o tratamento.
(Jornal Tribuna, 02/07/2010)