O fumo em locais públicos pode estar com os dias contados na região. A Câmara de Jaraguá aprovou uma lei antifumo e Guaramirim vota a matéria na segunda.
O projeto do vereador Jean Leutprecht (PC do B) foi aprovado quinta-feira (1) por nove votos a um e segue para sanção da prefeita Cecília Konell (DEM). O texto proíbe o fumo em bares, boates, restaurantes, hotéis e outros recintos fechados de circulação pública. As exceções são salas reservadas para fumantes, desde que isoladas fisicamente, e templos religiosos, onde o fumo faz parte do ritual.
Na tribuna, Leutprecht lembrou que proposta foi aprovada no comércio. “Conversamos com diversas pessoas que têm estabelecimentos comerciais em que o fumo é permitido e todos, até este momento, são favoráveis a esse tipo de encaminhamento”, comentou. Já Francisco Alves (PT) aproveitou a discussão para criticar a Prefeitura que, para ele, pouco investiu em campanhas no Dia Mundial de Combate ao Fumo. “Entendo que o cigarro é uma droga e um caminho para outras drogas”, declarou.
A resposta do governo veio do vereador Ademar Possamai (DEM), que fez considerações, mas foi a favor da iniciativa. Segundo ele, um dos artigos do texto, que responsabiliza o Executivo pelos custos da campanha de conscientização e do tratamento de fumante, poderia inviabilizar a proposta. “Somente o Executivo pode propor leis que onerem despesas a Prefeitura”, lembrou.
Em Guaramirim, o projeto antifumo é de autoria do vereador Diogo Junckes (PR). A proposta é idêntica à aprovada em Jaraguá do Sul e deve ir à votação plenária na sessão de segunda-feira.
(O Correio do Povo, 02/07/2010)