A posição brasileira com relação a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco foi o principal tema da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva, realizada na tarde da última quarta-feira, 30, em Brasília. O prefeito de Venâncio Aires e representante do Vale do Rio Pardo na Câmara Setorial, Airton Artus, participou do encontro e destacou o otimismo dos integrantes em relação às reuniões anteriores.
Conforme o prefeito, o grupo está com discurso único e trabalha junto aos Ministérios o impacto das medidas que estavam para ser adotadas. A pressão resulta em recuo de algumas posições contrárias, enquanto os Ministérios do Trabalho, da Agricultura e da Indústria e Comércio já se posicionaram a favor do setor tabagista e contra as recomendações da Convenção Quadro. A reunião decisória ocorre no mês de novembro, em Montevidéu.
A Câmara Setorial do Tabaco também definiu no encontro estratégias junto aos três principais candidatos à Presidência da República: Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva. O objetivo é garantir o compromisso dos candidatos em relação ao futuro do setor, especialmente à adesão parcial ou total à Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. “Acreditamos que o setor irá viver um novo momento, de maior segurança para indústria e para os produtores”, comemora Artus.
(GAZ, 02/07/2010)