A polícia apreendeu na quarta-feira (30) 13 toneladas de sal com suspeita de contaminação por enxofre. O delegado de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba), Voltaire Garcia, que comandou a apreensão, disse que foram recolhidos 525 fardos de 25 quilos — ou seja, 13 toneladas de sal contaminado.
“Temos a informação de que o sal foi contaminado com enxofre no navio que fazia durante o transporte até o Porto de Paranaguá, e por isso foi descartado. Porém, ao invés de ir para o lixo, foi desviado e embalado para comercialização”, explicou o delegado.
O delegado encaminhou amostras do sal para análise do Instituto de Criminalística, e pediu urgência no exame. Ele suspeita que parte do produto pode ter chegado ao consumidor. “É preciso saber se esse produto pode ou não ser consumido”, justificou. O sal contaminado tem colocação amarelada, e não branca. “A alteração da cor é um indício de contaminação”, alertou Garcia.
A carga foi apreendida na Global Distribuidora embalada com os nomes comerciais Diana e Boiadeiro. A Delegacia investiga se as embalagens são originais ou se foram roubadas ou reaproveitadas para a comercialização do produto contaminado. A polícia também quer saber se a distribuidora foi conivente com o crime.
Agora, a polícia inspeciona outros estabelecimentos comerciais em Quatro Barras em busca de sal contaminado. “Não sabemos se outras distribuidoras também adquiriram o produto”, explicou o delegado.
(Governo do Estado do Paraná, 01/07/2010)