Uma equipe de fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista destruiu nas duas últimas semanas 166 fornos de produção de carvão ilegais, nos municípios de Encruzilhada, Candido Sales e Belo Campo, região sudoeste do estado. A destruição desses fornos fez parte da operação de fiscalização deflagrada pelo Ibama na região, no período de 14 a 23 de junho, na área do bioma Mata Atlântica.
Durante a operação, a equipe impediu a continuidade de seis desmatamentos ilegais com produção de carvão, apreendeu um caminhão carregado com 50 MDC de carvão vegetal nativo, sem o Documento de Origem Florestal (DOF).
Nesse período os agentes emitiram Autos de Infração no valor global de R$ 2.458.000,00 (dois milhões, quatrocentos e cinqüenta e oito mil reais), referente ao desmatamento de 348 hectares de Mata Atlântica.
Segundo o coordenador de Fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes, “desde o dia 1º de junho, o Ibama, por meio de fiscalizações na região, evitou a continuidade de oito desmatamentos com produção de carvão vegetal nativo, onde foram desmatados 806 hectares de Mata Atlântica em Estágio Médio de Regeneração e destruídos 358 fornos de carvão de grande porte”. E concluiu: “todas estas ações se deve ao levantamento feito durante o sobrevôo com helicóptero na região e também às denúncias da Linha Verde”.
(Ibama/BA, 30/06/2010)