Representantes da prefeitura, do governo do Estado e da sociedade civil realizam amanhã, 1º/7, visita à Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada, a partir das 11h. A visitação dá início ao processo de cadastramento dos carroceiros e carrinheiros da região Arquipélago da Capital. Participam da ação membros da Coordenação de Defesa Civil, secretarias municipais de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), do Meio Ambiente e da Produção, Indústria e Comércio (Smic), da Colônia Z5 de Pescadores, da Coopeixe, além da Secretaria Estadual de Agricultura e Emater-RS.
O transporte será realizado por barco, que percorrerá locais de alta concentração dos recicladores domésticos da região. A comitiva tem como objetivo desenvolver ações e projetos de geração de renda por meio da capacitação e readaptação das pessoas que hoje sobrevivem com o sustento da coleta de lixo.
O Comitê Executivo de Políticas Públicas para os condutores de veículos de tração animal (VTA) e humana (VTH), coordenado pela Secretaria Municipal de Governança Local, integra as instâncias de governo envolvidas de forma direta na ação de governança nas ilhas da Pintada, Mauá, Marinheiros e das Flores.
A iniciativa também busca capacitar moradores da região em setores produtivos como construção civil, turismo, piscicultura, viveiros de plantas e artesanato, por meio do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família e do Plano Territorial de Qualificação do governo federal.
O Comitê Executivo foi instituído para encaminhar a regulamentação do programa de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal das Ruas e implantado em março pelo prefeito José Fortunati. A missão do Comitê é de buscar alternativas para a retirada das carroças das principais vias da cidade, conforme o cronograma estabelecido pelo decreto da EPTC nº16638/10.
(Prefeitura de Porto Alegre, 30/06/2010)