A Secretaria da Saúde de Porto Alegre confirmou, no início da noite de ontem, que subiu para cinco o número de casos de dengue contraídos dentro do município em 2010, todos envolvendo pacientes do bairro Jardim Carvalho. Os dois casos divulgados agora foram identificados pelos agentes de combate às endemias, que já concluíram a aplicação de inseticida no entorno das casas dos infectados, assim que ocorreram as notificações.
Todos os cinco pacientes já se recuperaram. O terceiro caso confirmado de dengue havia sido divulgado em 11 de junho.
De acordo com o último levantamento da SMS, o bairro Jardim Carvalho apresentou um dos maiores índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue (4%). A vigilância frisou que, em 14 bairros, o índice esteve acima de 3,9%, configurando uma condição de alto risco: Passo D''Areia, Higienópolis, Vila Ipiranga, Passo das Pedras, Jardim Itu-Sabará, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Boa Vista, Jardim Carvalho, Agronomia, Santa Teresa, São José e Lomba do Pinheiro.
O índice médio de infestação predial na cidade aumentou de 2%, em janeiro, para 2,9%, em maio. Dos 78 bairros vistoriados, foram encontradas larvas do mosquito da dengue em 73. Só cinco bairros na zona Sul - Guarujá, Serraria, Hípica, Chapéu do Sol e Ponta Grossa - não apresentaram registro do vetor.
Os agentes comprovaram que os criadouros preferenciais do mosquito incluem recipientes pequenos e móveis (vasos, potes, garrafas, pequenos recipientes móveis em geral), representando 68% do total de locais com larvas.
(Correio do Povo, 30/06/2010)