Foi lançada nesta segunda-feira (28), no auditório do Incra, no Mato Grosso do Sul, o "Programa de Apoio aos Servidores em Abstinência ao Tabaco". A iniciativa visa desenvolver ações educativas de conscientização dos servidores e visitantes da instituição sobre os males provocados pelo uso do tabaco.
O lançamento do programa contou com a participação de Natalino Del Chiaro, do Serviço Educacional Lar e Saúde, da Igreja Adventista. Segundo Natalino, que há 43 anos abandonou o cigarro, as mais de 60 substâncias cancerígenas encontradas no tabaco são responsáveis pela maioria dos cânceres da região do abdômen até a cabeça. Para ele, "o prazer de consumir cigarro hoje, resultará, sem dúvidas, no sofrimento de amanhã".
Além dos cânceres provocados pelo uso do tabaco, outras doenças fatais também podem ocorrer: trombose, aneurismas e infartos. Essas são decorrentes do endurecimento das artérias.
Para executar o programa, foi criada a Comissão Permanente de Apoio aos Servidores em Abstinência do Tabaco. Constituída por cinco servidores voluntários, a equipe será responsável pela execução de ações estratégicas em prol dos colegas que aderirem ao programa.
(Envolverde/Incra, 29/06/2010)