O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará um extenso e detalhado trabalho de educação ambiental, durante todo o segundo semestre, junto à comunidade que cerca o Arroio Cavalhada, entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, na Zona Sul, um dos mais poluídos da cidade. Palestras, oficinas, visitas técnicas e contatos diretos de conscientização compõem a parceria firmada com a empresa Sulgás, que lançou terça-feira, 29, o Projeto Verde-Azul.
“As pessoas daquela comunidade precisam se dar conta de que, além dos prejuízos ao meio ambiente, elas mesmas são as primeiras vítimas quando chove muito e o arroio transborda. É preciso descartar o lixo de uma maneira mais correta", explica o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks. "Desta vez, vamos começar o trabalho pelas crianças e transformá-las em multiplicadores. Só depois iremos aos chefes de família”, conta.
A Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem (DSR) atuará inicialmente junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira e apenas depois de conquistar as crianças é que passará à etapa do contato com os líderes da comunidade. “Além das informações que levaremos, é importante que eles visitem uma de nossas unidades de triagem, para entenderem de fato a importância de separar e descartar corretamente o lixo", afirma o diretor da DSR, Jairo Armando dos Santos, representante do DMLU junto à Sulgás.
(Prefeitura de Porto Alegre, 29/06/2010)