Foi dado o primeiro passo na manhã de hoje, 29, para a realização de uma parceria com cooperação técnica entre as prefeituras de Porto Alegre e de Osório (Litoral Norte). A iniciativa visa promover a troca de experiências entre as duas administrações municipais na questão da redução das carroças e carrinheiros.
A visita da bióloga da Secretaria de Meio ambiente de Osório, Denise Araújo, e da assistente Social Gecilda Neves teve com objetivo acompanhar a aplicação da lei 10531/08, que prevê a redução dos Veículos de Tração Humana e Animal (VTHs e VTAs) na Capital, conforme o decreto da EPTC nº16638/10.
A Coordenadora do Comitê Executivo de Políticas Públicas para os Condutores de VTAs e VTHs da Secretaria Municipal de Governança Local, Patrícia Castro, relatou a ação de governança implantada na Capital realizada em diálogo permanente com Associação dos Carroceiros, entidades de proteção dos animais e com legislativo municipal, na qual foi identificada a necessidade do cadastramento dos carroceiros, carrinheiros e de seus familiares. "Estamos tratando da profissionalização e reinserção social de 25 mil pessoas envolvidas no segmento", disse Patrícia Castro.
Um levantamento feito pela equipe de veterinários da Prefeitura de Osório revela o alto índice de maus tratos aos animais na região. Para amenizar os efeitos na cidade litorânea, que conta hoje com aproximadamente 100 carroceiros. Trinta e cinco já foram cooperativados em galpões da Cooperativa de Triagem de Resíduos Sólidos de Osório. Os recicladores da Cooperativa recebem uma média de 500 reais mensais. A iniciativa já rendeu uma premiação nacional da Petrobras/Jornal do Comércio do Rio de Janeiro e outra internacional, concedida pela Ilha Madeira de Portugal.
(Prefeitura de Porto Alegre, 29/06/2010)