O que antes era apenas entulho virou obra de arte em mãos habilidosas no município de Venâncio Aires. Garrafas de plástico, retalhos de tecidos, jornais e outros itens foram os protagonistas de um curso de 32 horas promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com os Sindicatos Rural e dos Metalúrgicos e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).
Professores, agentes comunitários de saúde, voluntários e professores das escolas municipais e ainda integrantes da Pastoral da Criança aprenderam técnicas inovadoras que transformam materiais desprezados em obras de arte, brinquedos, utilitários e artigos decorativos. Agora capacitados, os participantes agirão como instrumentos, repassando as técnicas aprendidas para outras pessoas.
A instrutora do curso, Zélia Martins Kaufmann, explica que a intenção é de que as habilidades sejam ensinadas aos alunos nas escolas. Assim eles poderão desenvolver um novo olhar sobre o material, criar objetos para o próprio aprendizado e diversão e ainda auxiliar na decoração da escola em épocas festivas, como o Natal. Além deles, Zélia espera que os demais integrantes do curso repassem as técnicas para outras pessoas, oportunizando assim uma atividade que gere lucro, renda e auxilie o meio ambiente.
As aulas foram realizadas na semana passada, no salão de festas do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metal Mecânica e Materiais Elétricos de Venâncio Aires, e totalmente gratuitas aos participantes. Parte do material foi disponibilizada pela Secretaria da Educação e pelo Senar/RS e o restante, levado pelos próprios alunos.
(Gazeta do Sul, 29/06/2010)