Pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde do Peru, Rosario Balta León descobriu uma nova espécie de mosquito na Amazônia do país. A descoberta da nova espécie, denominada Wyeomyia baltae, em homenagem à bióloga, foi divulgada neste mês pelo instituto.
De acordo com a bióloga, o mosquito habita principalmente regiões de selva e deposita suas larvas em volumes de água dentro de bromélias, em tocos quebrados de bambu, buracos em árvores e em outras plantas carnívoras.
Os machos adultos habitam bosques úmidos perto dos locais em que ficam as larvas e se alimentam de sangue, segundo a pesquisadora. A maior parte dos mosquitos observados é coberta por escamas com cor de bronze levemente metalizado. Alguns também podem ser dourados.
A partir da descoberta, Rosario Balta pretende estudar se o mosquito pode ou não transmitir alguma doença existente, com o objetivo de identificar uma possível forma de prevenção. Para isso, a pesquisadora também desenvolveu ilustrações que mostram a estrutura do mosquito e seu ciclo biológico.
Os desenhos serão expostos na Universidade Nacional de San Marcos, no Peru, e também em instituições de pesquisa científica nos Estados Unidos. A descoberta foi reconhecida pela Sociedade Entomológica de Washington e teve financiamento da National Geographic Society, por meio do Centro para Controle e Prevenção de Enfermidades dos Estados Unidos.
(Globo Amazônia, 28/06/2010)