A Fepam promove no dia primeiro de julho, às 14 horas, no auditório do CCMAR (Rua Visconde de Paranaguá, 24) em Rio Grande, reunião técnica para avaliar com a comunidade o licenciamento ambiental do Oceanário, um projeto da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) inédito no país. A reunião visa levantar subsídios e informações para embasar o trabalho da equipe técnica da Fepam.
O Oceanário é um projeto da Furg, devendo ser construído , localizado entre o Balneário do Cassino e os Molhes da Barra, em uma área de do lado do Oceano Atlântico. A previsão é de que no final de obra esteja concluída. O investimento é de R$ 140 milhões.
Conforme o projeto, o Ocenário será dividido na Ala Norte, Sul, Leste e Central, O complexo ocupará uma área de campo, preservando as dunas e banhados da região.
O projeto científico, de lazer e turístico deverá contar de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação Oceanográfica, área de apoio técnico, Espaço Artesanal de Economia Solidária, mirante, teleférico, quiosques, lago e estacionamento. Deverá reproduzir todos os ecossistemas brasileiros, além de vários aquários. No final de 2009, o Oceanário foi lançado, após contatos com a Fepam para a obtenção do Termo de Referência, seguindo-se solicitação de Licença Prévia (LP)
(Fepam, 28/06/2010)