Projetos de reflorestamento já anunciados para os próximos cinco anos vão demandar 20 bilhões de mudas em todo o País. A estimativa é do Ministério da Agricultura. Coordenador de Sementes e Mudas da pasta, José Neumar Francelino reconhece que hoje não existe uma estrutura para que os projetos sejam atendidos. Porém, ele diz que a Embrapa prepara um diagnóstico e que o Sistema Nacional de Sementes e Mudas está "caminhando para organização".
Segundo recente levantamento encomendado pelo governo do Rio, foi verificada no Estado uma capacidade instalada de produção de até 10 milhões de mudas por ano - isso na melhor das hipóteses.
Para o maior produtor do Rio, o engenheiro florestal Marcelo de Carvalho, muitos projetos "ficam só no marketing". "Ninguém sabe nada. Ninguém audita nada. O que ganhamos com isso? Se uma empresa começa a mostrar que deu certo, outras vão no rastro. Mas é mais barato gastar R$ 200 milhões em publicidade do que R$ 1 bilhão em ações efetivas de recuperação. E o governo é omisso."
(Por Gabriela Moreira e Felipe Werneck, O Estado de S.Paulo, 28/06/2010)