Novas reservas de ouro, platina e paládio foram encontradas em Serra Pelada, no Pará, pela empresa canadense Colossus Minerals. A mineradora descobriu dois depósitos nos arredores do foco central de garimpo da mina.
A empresa começou a operar na região há pouco mais de um mês. No início de maio, o governo brasileiro liberou a retomada da exploração em Serra Pelada, que estava suspensa havia 18 anos. Na década de 1980, o local ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo.
De acordo com o vice-presidente de exploração da empresa, Vic Wall, as descobertas feitas a oeste da zona central de garimpo em Serra Pelada indicam que toda a região apresenta índices elevados de concentração de ouro.
A empresa canadense comprou novas terras no local recentemente e, segundo Vic Wall, elas deverão ser perfuradas em breve para verificar a existência de novas reservas.
Pelo acordo de exploração firmado em maio, a mineradora canadense é responsável por 75% da sociedade formada com a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que terá 25% de participação no negócio e conta com 45 mil trabalhadores associados. Os dois grupos formaram a Serra Pelada Companhia Desenvolvimento Mineral (SPE).
A atividade será retomada de maneira mecanizada, restringindo a lavra rudimentar em qualquer área, exceto em remanescentes de rejeitos. Para tornar a exploração viável, será construída uma mina subterrânea com rampa de acesso de 1,6 quilômetro, por onde deverão ser transportados os equipamentos
(Globo Amazônia, 26/06/2010)