A Rede de Percepção de Odores (RPO) da Fibria foi lançada no sábado (19). Foram cadastradas 77 pessoas, chamadas de EcoAgentes. São voluntários que conheceram o processo de produção da celulose e, consequentemente, foram capacitados para identificar os tipos de odores e orientados a entrar em contato com a empresa, caso sintam no ar o cheiro proveniente da produção.
Fazem parte da RPO funcionários públicos de diversos órgãos como Defesa Civil, funcionários da própria Fibria, moradores e EcoAgentes de Brasilândia e Três Lagoas. Para ajudar os agentes, foi lançado também um número 0800 e um e-mail para contato.
O EcoAgente será atendido pela portaria principal da fábrica, que solicitará informações ao voluntário, como por exemplo local e horário que sentiu o odor, e também se era fraco ou forte. O número 0800-6428162 ainda não está funcionando, no entanto, segundo a assessoria o problema deve ser resolvido em breve.
“É um problema com a operadora, porque o número é novo. Segundo a Oi, no começo é normal por conta de ajustes que vão sendo feitos. Eles ainda não conseguiram colocar em funcionamento. Mas na próxima terça, dia 29, vai estar em operação normalmente”, informou a assessoria de comunicação da empresa.
De acordo com a analista ambiental sênior da Fibria, Mayza Carla Devens, a RPO é uma ferramenta utilizada para a identificação de melhorias no processo produtivo, focada em um diálogo ativo com partes interessadas. Os agentes passarão por capacitações periódicas para maior abrangência possível de integrantes e conhecimento quanto ao odor proveniente do processo de produção de celulose, sem que ocorra confusões de odores provenientes de processos distintos.
(Por Rafael Rossi, JPTL, 24/06/2010)