O deputado Adão Villaverde (PT) destacou, nesta terça-feira, dia 22 do mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, que a data de hoje também é muito especial para a preservação ambiental e, por evidente decorrência, para toda a sociedade que precisa avançar com participação social para o desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo.
"Neste dia 22 comemora-se o aniversário de 20 anos do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, o NEJ/RS, criado para incentivar e aperfeiçoar a cobertura jornalística na questão ambiental no Estado", ressaltou o deputado. "Na senda dos pioneirismos ambientais gaúchos - ou ecológicos, como preferem donas Magda Renner, Hilda Zimermann e Giselda Castro, as fiéis escudeiras de José Lutzenberger - este primeiro núcleo de jornalistas ambientais do país tem papel fundamental na conscientização dos profissionais da área que cobrem a questão ambiental".
De acordo com o parlamentar, o NEJ/RS é uma organização com credibilidade não somente no meio do jornalismo ambiental, mas também entre as ONGs, entidades, ambientalistas, pesquisadores, instituições públicas e privadas de meio ambiente de todo o país.
Criado em 1990, já no ano seguinte, 1991, o núcleo teve sua primeira atuação internacional, ao promover com UFRGS e PUC um debate via-satélite Porto Alegre/Washington (EUA) com o jornalista e escritor norte-americano Bill McKibben, renomado pesquisador ambientalista que foi um dos primeiros a escrever sobre o aquecimento global.
E, durante essas duas décadas de ativa resistência, a entidade tem marcado forte presença, participando entre, outras atividades, da criação da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe; da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais e da organização de dois Congressos Brasileiros de Jornalismo Ambiental. Tem realizado vários cursos de jornalismo ambiental (o próximo está previsto para o mês de agosto) e, desde 1994, mantém o projeto Terça Ecológica, debate mensal com um tema ambiental aberto à comunidade.
O NEJ também publicou livros importantes que são referências para o jornalismo ambientalista, como "Jornalismo Ambiental - Desafios e Reflexões"; " Dez Dicas – Práticas para Reportagens Sobre Meio Ambiente" editado com o apoio do WWF-Brasil e Sindicato dos Jornalistas do RS, e o "Manual de Emergência para Desastres Ambientais no Rio Grande do Sul".
Sua EcoAgência produz e distribui desde 2005 material jornalístico sobre meio ambiente, para livre e ampla reprodução, contribuindo para a democratização da informação e o fortalecimento da causa ambiental.
"Ao homenagearmos a entidade devemos lembrar os jornalistas que dão vida ao NEJ gaúcho como Juarez Tosi um dos fundadores eIlza Maria Tourinho Girardi atual coordenadora, e ainda Ulisses Nene, Roberto Villar Belmonte, Silvia Marcuzzo, Carlos Scomazzon, Adriane Bertoglio Rodrigues, João Batista Santafé Aguiar, Eliege Fante, Reges Schwaab, Maria de Lourdes Wolff, Rita Escobar e Vera Damian, ao quais agradecendo sua extrema dedicação com a causa ambiental que decorre de sua preocupação com o destino da nossa sociedade", acentuou o parlamentar." "Mais que testemunhas da história - que o profissional do jornalismo registra por missão instransferível - os jornalistas do NEJ avançaram no exercício da cidadania, defendendo uma vida melhor para todos nós".
Quem é Adão Villaverde
Engenheiro e professor, o deputado estadual Adão Villaverde foi primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa gaúcha em 2008 e segundo vice-presidente do Parlamento gaúcho em 2007. É titular de duas comissões permanentes importantes do Legislativo: a Comissão de Finanças e a Comissão de Economia e Desenvolvimento.
Ele é autor da lei 12.980/2008, chamada de "Lei Villaverde" e que instituiu no Rio Grande do Sul, um instrumento de Estado garantindo um rigoroso controle do enriquecimento ilícito de agentes públicos.
(Por André Pereira, AL-RS, EcoAgência, 23/06/2010)