O transbordamento de um rio no Sul da China provocou ontem o rompimento de uma barragem, ameaçando 145 mil pessoas, em meio às fortes chuvas que atingem a maior parte da região. O rio Fu, na província de Jiangxi, derrubou uma barreira de proteção na noite de segunda-feira, ameaçando a cidade de Fuzhou. As autoridades se esforçavam para retirar os moradores que vivem perto da represa Changkai, afirmou a agência estatal Xinhua, citando autoridades locais.
Aproximadamente 68 mil pessoas foram levadas a lugares mais altos e seguros e outras 1,2 mil foram resgatadas da inundação. Não houve registro de vítimas fatais em razão do rompimento da barragem.
Mais de 10 mil pessoas, incluindo tropas militares e policiais, tentam estancar o fluxo com sacos de areia e outros materiais. O presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro Wen Jiabao pediram esforço total para salvar vidas. A instabilidade climática na China na última semana matou pelo menos 199 pessoas e deixou outras 123 desaparecidos. Rios transbordaram e deslizamentos de terra cortaram ligações rodoviárias e ferroviárias, informou o Ministério de Assuntos Civis.
As chuvas provocaram inundações, destruíram lavouras e interromperam o tráfego de veículos e telecomunicações, forçando a retirada de mais de 2,38 milhões de pessoas, segundo o ministério.
(Correio do Povo, 23/06/2010)