O engenheiro químico e ambiental, Dominique Robin, está em Porto Alegre para discutir Governança e Modelo Sustentável de Gestão da Rede da Qualidade do Ar, nessa quinta-feira (24), às 9h30min, no auditório da SEMA/FEPAM, localizado na Rua Carlos Chagas, 55, sala 1108, 11º andar, centro de Porto Alegre.
Sua participação no Rio Grande do Sul integra também mais uma etapa do diagnóstico do PACE - Plano Ar, Clima e Energia, projeto de cooperação existente entre os governos francês e gaúcho, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e da FEPAM. Especialista na área ambiental, Robin é diretor da AtmoPaca - Qualité de I'Air, que é a instituição responsável pela gestão da rede da qualidade do ar na PACA - Provence-Alpes-Côte d'Azur - região turística localizada no Sudeste da França.
Nas reuniões técnicas que ocorrem nesta semana, Robin irá apresentar os projetos e ações desenvolvidos pela AtmoPaca, que visam contribuir para o trabalho executado entre os franceses e os técnicos da Fepam. Importante ressaltar que o PACE está em curso desde março deste ano. Com a iniciativa o Estado poderá obter a integração da gestão da energia e da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos planos tradicionais de gestão da qualidade do ar.
Para Robin, é importante que os governos dos países atuais estejam atentos e determinados a buscar alternativas viáveis no que se refere à preservação ambiental, adotando um desenvolvimento sustentável. O Brasil, por exemplo, que vislumbra uma economia futura promissora, deve integrar às suas políticas públicas este desafio, conforme está fazendo o Governo do Rio Grande do Sul no que se refere à qualidade do ar.
(Fepam, 22/06/2010)