O vereador Beto Moesch (PP) protocolou nesta terça-feira (22/06) projeto de resolução que pretende homenagear o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande (NEJ/RS) do Sul pela passagem de seus 20 anos. “O brilhante e abnegado trabalho desenvolvido pelos profissionais que contribuem com o Núcleo de Ecojornalistas oportuniza à população não apenas informação, mas também educação ambiental, atitude tão necessária para a defesa do ambiente para as presentes e futuras gerações”, destaca Moesch.
20 anos de história
Fundado em 22 de junho de 1990, o NEJ/RS é pioneiro no país. Desde então, seu trabalho tem servido de referência para a atuação e criação de outros núcleos de ecojornalistas, a exemplo do Núcleo dos Matos (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) e do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJAL).
Além de ser o primeiro grupo de jornalismo ambiental no país, registrado oficialmente, a entidade promoveu vários cursos de jornalismo ambiental (sendo o primeiro em 1992, com duração de um mês, preparatório à Rio-92), criou as Redes Brasileira de Jornalismo Ambiental e da América Latina e Caribe de Comunicadores Ambientais (RedCalc).
Também é responsável pela criação de programas de rádio em quatro emissoras do Estado: Passo Fundo (Uirapuru Ecologia), Caxias do Sul (São Francisco Ecologia), São Leopoldo (Sinais da Terra na rádio Unisinos) e Porto Alegre (Sintonia da Terra na rádio da Universidade); além do projeto de debates Terça Ecológica, que existe desde 1994; de livros, a exemplo do Jornalismo Ambiental: Desafios e Reflexões, lançado em 2008; da realização de dois congressos brasileiros de jornalismo ambiental e do projeto para a primeira cadeira de jornalismo ambiental em uma faculdade brasileira, na Fabico da UFRGS.
Seu projeto de maior visibilidade é o portal EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais que, desde janeiro de 2003, tem se tornado um dos sites de referência para quem quer se informar sobre os principais assuntos na área de meio ambiente.
(Texto encaminhado por E-mail ao Ambiente JÁ, 22/06/2010)