A Comissão de Assuntos Municipais realiza, nesta terça-feira (22), audiência pública para debater e buscar mecanismos que agilizem a prevenção a eventos climáticos de grande porte e a reconstrução de áreas destruídas, bem como o impacto das catástrofes naturais na economia dos municípios atingidos. O debate, solicitado pela deputada Leila Fetter (PP), acontece às 9h30, na sala de reuniões do Fórum Democrático, no térreo da Assembleia Legislativa.
O debate vai contar com o biólogo e doutor em Ciências do Meio Ambiente, Millos Augusto Stringuini e com o coordenador do 8º Distrito de Metereologia do Instituto Nacional de Metereologia (INMET), Solismar Freitas. Para discutir o tema também foram convidados representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Logística; Obras Públicas; Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano; do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER); do Banrisul; da Defesa Civil; do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar; do Exército; do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS); do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul ( Sinduscon- RS), além de prefeitos e vereadores.
“A economia dos municípios de todo país têm sido afetada diretamente pela ocorrência de chuvas fortes, inundações, vendavais e secas. O que fazer para prevenir e minimizar as consequências destas mudanças climáticas é o objetivo principal do encontro. Além disso, precisamos saber que instrumentos e projetos de prevenção existem no Estado”, frisa a deputada Leila Fetter. Na opinião da parlamentar, a Assembleia Legislativa, especialmente, as comissões são o local mais apropriado para a realização dos grandes debates. “O resultado destas discussões produzem ações práticas que podem melhorar a vida de milhares de pessoas”, disse a progressista.
(Por Daniela Bordinhão, AL-RS, 21/06/2010)