A fabricante de cigarros Philip Morris anunciou hoje que passará a comprar folhas de tabaco diretamente de aproximadamente 17 mil agricultores no sul do Brasil. A iniciativa deverá garantir aproximadamente 10% do consumo global desse insumo pela fabricante do cigarro Marlboro.
A empresa fechou dois acordos separados com as subsidiárias brasileiras das fornecedoras Alliance One International e Universal Corporation. Cada uma dessas empresas vai transferir para a Philip Morris do Brasil aproximadamente 8,5 mil contratos com agricultores, em uma transação que ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa é finalizar esses acordos no terceiro trimestre.
Segundo o vice-presidente sênior de operações da Philip Morris, Martin King, essa integração estratégica vai garantir ainda mais a sustentabilidade do fornecimento de folha de tabaco no Brasil, além de melhorar a eficiência em custos e permitir um maior equilíbrio entre a oferta e a demanda da matéria-prima.
Dentro da nova estrutura de fornecimento, a fabricante de cigarros diz que vai abrir mais de 200 vagas de emprego no Brasil, sendo a maioria para especialistas em agronomia. A companhia também afirma que vai comprar ativos relacionados no sul do Brasil.
(Valor Online, O Globo, 21/06/2010)