O vereador Beto Moesch (PP) teve a oportunidade de conhecer, no dia 19/06, a atuação da Organização Nacional de Defesa Animal (ONDA), de Cachoeirinha, durante visita à feira de doação de animais “Adote um Focinho”, promovida pela entidade. Na oportunidade, também foram realizadas esterilizações em diversos animais. “A dedicação dos voluntários é digna de aplauso e merece todo o apoio possível. Eles realizam um trabalho imprescindível para o controle populacional de cães e gatos e para a conscientização sobre a posse responsável”, registra Moesch.
Entre os projetos viabilizados pela ONDA, está a criação do Centro de Esterilização Animal (CEA), local que não apenas realiza os procedimentos cirúrgicos, mas também conscientiza a população acerca do cuidado com os animais. O CEA atende comunidades de todas as cidades. Em 20 dias de atividades, já foram esterilizados 157 animais. O Centro foi projetado pela própria entidade, que o mantém com recursos próprios e com a parceria da médica veterinária Anamaria Brenner de Lima e do Dr. José Ernesto Coronel Fernandes.
A ONDA também conta com o apoio da Promotoria de Justiça Especializada do Meio Ambiente de Cachoeirinha, por meio da Promotora Dra. Caroline Vaz, que auxilia em diversas ações. Entre elas, destaca-se a campanha "Todo mês é dia de pit bull", que procura esclarecer a população sobre a raça pit bull e incentivar a esterilização e chipagem, que estão começando a ser oferecidas pela entidade. Os animais atendidos e seus donos são cadastrados, para evitar abandonos. “No ano de 2009, a ONDA acolheu mais de 20 animais de raça pit bull das ruas, em uma pareceria com o Corpo de Bombeiros de Cachoeirinha e com o Ministério Público Estadual”, conta Karem Scheid, integrante da ONDA.
Segundo ela, o principal objetivo da entidade é esterilizar animais de rua e conscientizar os cidadãos sobre a importância da castração de cães e gatos como forma de controle populacional. “Mesmo os animais domiciliados devem ser castrados, evitando crias indesejadas”, observa.
A ONDA também possui parceria com a Pedigree na campanha "Adotar é tudo de bom", sendo uma das 40 organizações não governamentais selecionadas no Brasil . Hoje, a entidade abriga 150 animais em um sítio, e um representante da Pedigree visita o local mensalmente, acompanhando o trabalho de doação e esterilização.
Para informar-se sobre a campanha de esterilização, ligue: (51)3041-50-81
(Beto Moesch, 21/06/2010)