Com um público estimado em 300 pessoas, o SindiTabaco - Sindicato da Indústria do Tabaco e empresas associadas encerraram na quarta-feira, 16, em Camaquã, o 2º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do trabalhador e proteção da criança e do adolescente. Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), os eventos foram realizados em quatro regiões produtoras de tabaco do Rio Grande do Sul e reuniram 1,5 mil pessoas no total.
Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, abriu o encontro no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms. Ele comemorou o envolvimento dos produtores nos eventos realizados em Vera Cruz (19/05), Sobradinho (26/05), Caiçara (09/06) e Camaquã (16/06), a exemplo do ano passado, quando número semelhante se reuniu nos municípios de Venâncio Aires, Arvorezinha, São Lourenço do Sul e Frederico Westphalen.
Para falar sobre saúde e segurança do produtor, foi convidado o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/RS, Paulo Rosa. De acordo com ele, o esforço deve ser no sentido de conscientizar sobre ações para a redução da exposição ao agrotóxico, como o uso efetivo do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o correto armazenamento das embalagens.
(Gazeta do Sul, 18/06/2010)