A partir deste sábado a população de Três Lagoas passou a contar com dois importantes canais para reclamar diretamente à Fibria quando perceber algum odor originário da fábrica de papel e celulose da empresa. Trata-se do número de telefone 0800 642 8162 e do e-mail rpotls@fibria.com.br. A divulgação destas ferramentas ocorreu na manhã deste sábado, durante a inauguração da RPO (Rede de Percepção de Odor) da Fibria, no Papillon Evento. Cerca de 30 pessoas prestigiaram o ato. O número é, pelo menos, cinco vezes menor que o esperado, a julgar pelo total de cadeiras vazias. Entre os que compareceram, destacam-se a prefeita Márcia Moura (PMDB), o secretário de Meio Ambiente Cristovam Canela e EcoAgentes que atuam nos municípios de Três Lagoas e Brasilândia.
Na ocasião, o gerente geral da unidade Três Lagoas, Renato Ottoni, fez apresentação institucional e a equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibria, representada por Umberto Caldeira Cinque e Mayza Carla, mostrou as práticas desenvolvidas nos processos de fiscalização ambiental na indústria.
O ponto alto do evento foi o lançamento do novo canal de comunicação da RPO, o 0800 que a partir de agora recebe ligações da comunidade três-lagoense quando houver uma indicação de alteração do ar.
Formado em janeiro de 2010, o RPO reúne 77 voluntários da comunidade local que são capacitados para registrar e transmitir à empresa informações sobre percepção de odores do processo industrial. A rede conta com moradores de diferentes pontos da cidade que, após o treinamento e a familiarização com os odores da fábrica, deverão entrar em contato com a Fibria se forem percebidas alterações do ar.
(Jornal Dia a Dia, 19/06/2010)