O Prêmio Destaque Meio Ambiente 2009/2010 é entregue hoje à Braskem, durante uma cerimônia realizada a partir das 20h30min, na PUCRS, em Porto Alegre. O evento é promovido em homenagem ao Dia Nacional do Químico. Segundo o diretor industrial da Unidade de Insumos Básicos (Unib) da empresa, Ademir Zaparoli, a conquista reflete a estratégia da Braskem de atuar em harmonia com o desenvolvimento sustentável.
"Fomos pioneiros no mundo ao produzir e certificar o primeiro polietileno verde feito com matéria-prima 100% renovável e investimos fortemente na pesquisa de outras matérias-primas renováveis". De acordo com o dirigente, a Planta de Eteno Verde - uma unidade industrial que produzirá 200 mil toneladas por ano de eteno (matéria-prima do polietileno) a partir do etanol de cana-de-açúcar - entrará em operação no segundo semestre deste ano no polo localizado na cidade de Triunfo.
Os resultados das iniciativas da empresa em relação ao meio ambiente são exemplificados por Zaparoli. "A Braskem reduziu em 16% o consumo de água, em 5% o de energia, em mais de 13% a emissão de efluentes líquidos e em 17% efluentes sólidos em 2009 em comparação a 2008", informou. "Desde 2007, diminuíram em 13,6% as emissões de gases do efeito estufa."
(Correio do Povo, 18/06/2010)